Sou Responsável Técnico. E agora?

15/06/2014 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Observo entre os meus clientes e os profissionais que participam de meus treinamentos que muitos dos responsáveis técnicos não chegaram (no posto) de forma intencional. Alguns ficaram desempregados e ao encontrar uma colocação aceitaram atuar como responsáveis técnicos; outros “encheram o saco” da área técnica de suas profissões e queriam fazer algo diferente; alguns tinham um veia mais de gestão e queriam desenvolvê-la… Não importa o motivo quando se chega a este posto, a pergunta sempre surge: sou Responsável Técnico. E agora?. Perguntas como: “posso ser preso se a empresa fizer algo errado?”, “o que fazer quando a vigilância sanitária chegar?”, “como me reportar a autoridade sanitária?” dentre outras . Estas dúvidas são muito comuns na cabeça nos novos profissionais da área.

Não dá para responder aquelas questões aqui, de forma rápida, até porque a postura e a cobrança dos inspetores varia muito de local pra local. Se eu pudesse dar uma dica apenas diria: seja sincero e profissional.

Ser responsável técnico ou atuar na área da qualidade exige um profissional preparado. Além das competência técnicas, este profissional precisa ter habilidades e uma postura diferenciadas. Conhecer gestão de pessoas, de logística, um pouco de informática e possuir habilidade de documentação são exemplo de habilidades que ajudam muito para o bom desempenho dessa função. Conheço responsáveis técnicos que encontraram a satisfação profissional na área e outros que odiaram (ou odeiam) a experiência. Varia muito com o perfil do profissional. Claro que não dar pra se tornar um profissional com toda esta qualificação de uma hora pra outra. É preciso preparo e treinamento. Só pra exemplificar: a melhor gestora da qualidade que conheço possui 34 anos, tabalha na desde os 20, possui inúmeros (inúmeros mesmo!!) treinamentos e ainda sente que precisa aprender muito mais. Pra aprender, só precisamos ter disposição, né? Então vamos correr atrás.

Para você que sente que precisa aprofundar e entender como funciona uma inspeção sanitária (principalmente as de certificação), sugiro que conheça o treinamento Inspeção Sanitária: antes, durante e depois (AQUI) .

Trata-se de um treinamento diferente. Será envolvente e dinâmico promovendo a contribuição mútua dos profissionais. Tem por objetivo apresentar aos participantes como se preparar para uma inspeção sanitária, principalmente as inspeções de certificações de boas práticas de produtos para saúde (correlatos) e é direcionado para responsáveis técnicos, responsáveis legais, gerentes da qualidade e demais responsáveis pelo acompanhamento dos inspetores da Vigilância Sanitária, notadamente nas visitas de certificação de boas práticas.

Um forte abraço para vocês e uma excelente semana!
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.