Revisão da ISO 9001 avança na reunião de Belo Horizonte

03/05/2013 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos O Working Group 24 – Revision of ISO 9001 do Sub Comitê 2 do Comitê de Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade da International Organization for Standardization – ISO/TC 176/ SC2 esteve reunido entre os dias 04 e 08 de março de 2013, na Cidade de Belo Horizonte, Brasil, recebido pelo ABNT/CB-25 Regional MG, para tratar da revisão da Norma Internacional ISO 9001.

Reuniu-se simultaneamente o WG23 – Product Support and Communication. O Brasil não teve representantes no WG23.

As diretivas da ISO estabelecem que suas normas devem passar por um processo chamado systematic review, no mínimo a cada 5 anos, para saber se devem ser: confirmadas, emendadas ou revisadas, ou descartadas. A ISO 9001:2008 entrou no processo de revisão sistemática em 15/10/2011 com um período de votação de 5 meses.

Na reunião plenária do TC 176, em Pequim, China, no final de 2011, foi aprovada a resolução de autorizar o Chair do SC2 a estabelecer um novo WG para a revisão da ISO 9001, condicionada ao resultado da votação do systematic review da ISO 9001. No início de 2012 o resultado da votação entre os países membros indicou a vontade da maioria, incluindo o Brasil, pela revisão da norma e, logo em seguida, foi constituído o WG24.

Em junho de 2012, foi realizada a reunião plenária da SC-2 em Bilbao, Espanha. Nessa plenária foi preparado um documento pelo então recéminstituído WG24 que apenas transferia o conteúdo atual da ISO 9001 para a nova estrutura comum das normas de gestão da ISO (High Level Structure), estabelecida pelo antigo ISO Guide 83, atualmente integrado às diretivas da ISO (ISO/IEC Directives, Part 1 – Suplement – Procedures Specific to ISO – Annex SL), sem nenhum conteúdo adicional.

Em novembro de 2012, foi realizada a reunião plenária do TC176 em São Petersburgo, Rússia. Nessa plenária o WG 24 produziu o primeiro Working Draft – WD da norma. O WD é um documento preliminar de trabalho para uso restrito dos membros do grupo. Após a reunião, o WD foi circulado para comentários pelos especialistas integrantes do grupo de trabalho até o final de janeiro de 2013.

Os objetivos da reunião de Belo Horizonte foram dar tratamento aos 1.300 comentários recebidos pelo WG24 e produzir um documento de consenso como base para o primeiro CD da nova revisão da ISO 9001. O CD é a primeira versão de um documento ISO considerada madura para ser apreciada pela comunidade externa ao grupo de trabalho.

Os WG são grupos considerados fechados, cujos membros são indicados pelos seus respectivos países. A aceitação dos especialistas obedece a critérios técnicos e de participação em função das necessidades do projeto. O WG24 permite a participação de até dois representantes de cada país membro da TC176/SC2. Os delegados brasileiros, que estiveram presentes à reunião do ISO/TC 176/SC 2/WG24 em Belo Horizonte, são Luiz Carlos do Nascimento (líder do Brasil na SC-2) e Leopoldo Santana Luz.

O WG24 trabalhou dividido em 4 grupos-tarefa que analisaram os comentários relacionados aos capítulos 4 a 10 da norma e atualizaram o texto incorporando os comentários aceitos. Por ora, foram deixados de lado os capítulos 1 a 3, que deverão ser abordados apenas quando os demais capítulos estiverem em estágio mais avançado.

Um grupo de coordenação, composto pelo líder do projeto de revisão, pelo secretário do WG24 e pelos líderes e monitores dos grupos-tarefa esteve ativo durante toda a reunião para tratar de temas e questões comuns e para compatibilizar o trabalho dos diversos grupos-tarefa.

Todos os grupos-tarefa conseguiram analisar a sua parcela dos 1.300 comentários recebidos ao primeiro WD. O grupo de coordenação deverá consolidar os resultados parciais em um único documento, em um prazo de até oito semanas, para circulação entre os membros dos grupos. Esse documento, caso seja considerado suficientemente maduro, deverá constituir o primeiro CD para comentários entre os países membro do ISO/TC176.

Na próxima reunião plenária do TC176, em novembro de 2013, os comentários deverão ser apreciados e o documento resultante passará por mais uma rodada de comentários, como CD2, ou progredirá para o estágio Draft of International Standard – DIS, caso se considere que atingiu o nível de consenso exigido para esta etapa. Espera-se que o processo de revisão seja concluído no final de 2015, com a publicação da Norma Internacional.

Fonte: Comissão Técnica de Coordenação Normativa do ABNT/CB-25

Por Luiz Carlos do Nascimento (Coordenador da Comissão Técnica de Coordenação Normativa do ABNT/CB-25 Líder da delegação Brasileira no TC 176 Março 2013).
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.