Dúvidas Frequentes: Autoinspeção e Auditoria Interna é a mesma coisa?

10/09/2012 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Não. Autoinspeção ou inspeção é o procedimento de inspeção com o objetivo, geralmente, de encontrar erros e problemas nos processos como eles são executados. Todas as empresas podem estabelecer rotinas de inspeções ou de autoinspeções, mas para empresas que distribuem medicamentos é obrigatório a realização periódica (sugiro mensal ou bimensal) da autoinspeção, conforme determina a portaria 802 de 1998. A inspeção pode ser realizada só por uma pessoa, sem ter que manter o princípio da independência, ou seja, pode realizar a inspeção na empresa toda.

Existe ainda uma outra autoinspeção para empresas já certificadas que devem enviar periodicamente a ANVISA com fins de renovação do certificado de boas práticas.
Já a auditoria interna é um procedimento que deve ser realizado pelo menos uma vez por ano e deve contemplar todos os requisitos da norma. A sua realização deve ser conduzida por auditores internos, devidamente capacitados e que sejam independente da área que está sendo auditada. A auditoria deve ser realizada mediante procedimento documentado.

Abraços,

Rodrigo Sousa

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