Procedimento de Pesquisa de Satisfação

26/06/2012 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos De acordo com Kotler & Armstrong, o consumidor moderno busca constantemente novos produtos e serviços, neste sentido, é preciso que as organizações acompanhem as mudanças desse novo mercado e ofereçam um atendimento de qualidade, causando satisfação aos clientes e se fortalecendo perante a concorrência.

Porém, existe grande dificuldade em mensurar a satisfação do cliente. Na maioria dos casos, o cliente não satisfeito, simplesmente passa pra outro fornecedor, sem deixar qualquer explicação. São poucos os que reclamam.

Por isso, é tão importante o papel pró-ativo das empresas em buscarem saber a opinião de seus clientes. A ferramenta mais utilizada são as pesquisas de satisfação. Existem outros meios, como caixas de sugestões, pós-vendas…

A pesquisa de satisfação é uma atividade teoricamente fácil, mas difícil de colocar na prática. A maioria das empresas tem dificuldades em obter respostas de seus clientes e, muitas vezes, quando obtém, são respostas que não representam a realidade. Por exemplo, pegar uma pesquisa de satisfação em que para todas questões foram marcadas a mesma coluna, gera dúvidas quanto a atenção de quem está respondendo, concorda?

Fora essas dificuldades, disponibilizo aqui um modelo simples de realização de pesquisa de satisfação. Um modelo de procedimento de recebimento e tratamento de reclamação de clientes já foi postado e pode ser visto AQUI.

Abaixo baixe o Modelo de Procedimento de Pesquisa de Satisfação

Contate-nos!!

Mande sua dúvida para nós que responderemos. Use o e-mail rodrigo@qualidadenapratica.com.br.

Já conhece a Loja da Qualidade? www.lojadaqualidade.com.br

Como podemos ajudar sua empresa? Conte conosco!!!
 
Download Relacionado: atendimento-ao-cliente
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.