O cliente tem sempre razão. Será?

08/06/2012 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Muitos clientes se aproveitam das empresas de seus fornecedores, sempre com o argumento clichê de que o “cliente tem sempre razão”. Bom, na maioria das vezes, realmente o cliente tem razão. Mas, não podemos deixar de mostrar a alguns clientes quando eles não tem. Muitos fornecedores (empresas sérias, em sua maioria), já se viram reféns de clientes que, com total autoritarismos e abuso de pode, principalmente poder econômico, extrapolam em suas relações e tentam (e muitas vezes conseguem) impor de maneira desleal as condições de negociações.

A situação fica ainda pior para os fornecedores quando liderando as empresas com grande poder econômico existem pessoas desleais em sua direção. Quando isso acontece, cabe ao fornecedor buscar, em primeiro lugar, novos clientes para se livrar da dependência. Superada esta fase (nada fácil), cabe ao fornecedor mostrar ao cliente seu desinteresse em continuar fornecendo, deixando claro que mais importante que o dinheiro é poder manter uma relação de benefícios mútuos entre cliente e fornecedores.

Fiquem ligado! Se você já passou por algo parecido ou está passando e deseja compartilhar, mande sua história que publicarei no blog.

Abraços e muito sucesso!

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