Modelo de Procedimento de Análise Crítica pela Direção

18/06/2012 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos A análise crítica pela direção é um momento momento em que alta direção analisará os indicadores do sistema de modo a garantir que as decisões que garantam a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade sejam tomadas e implementadas.

Este processo que muitas vezes não é levando a sério pelas empresas na manutenção de seus sistemas de gestão é extremamente importante para a melhoria contínua e para a correção dos desvios da empresa.

É o momento em que a empresa analisará sua realidade e, partindo disso, definirá onde deseja chegar (metas e objetivos) e como fará para alcançar esses objetivos (planos de ação). Soma-se a isso, o fato das empresas poderem analisar as reclamações recebidas, os resultados de pesquisas, as ações corretivas/preventivas abertas e, talvez o mais importante, os indicadores gerados pelo sistema da qualidade. Esses indicadores dizem respeito tanto à gestão quanto a operação da empresa.

Sugere-se que a reunião de análise crítica pela direção ocorra pelo menos uma vez por ano, mas o ideal seria duas vezes. É imprescindível que a alta direção esteja presente na reunião, pois a tomada de decisão é fundamental nesse processo. Muitas empresas utilizam o procedimento (como fazer) da análise crítica dentro do próprio manual da qualidade. Na maioria dos casos, não tem problemas, mas alguns avaliadores/inspetores ou auditores podem considerar errado e solicitam um procedimento a parte.

Este modelo que compartilho com vocês hoje serve para a maioria das normas. Pode ser utilizado para a ISO 9001:2008, RDC 59/2000 e ISO/IEC 17025:2005.

Abaixo baixe o modelo de procedimento de Análise Crítica pela Direção


Forte abraço a todos e sucesso!

 
Download Relacionado: analise_critica
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.