A comunicação que as empresas valorizam

05/06/2012 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Especialistas afirmam que 60% dos problemas das organizações são oriundos de falhas na comunicação. Comunicação vem do latim Communicare, que significa “pôr em comum”, “entrar em relação com”. A Comunicação é o processo de emissão e retorno de informação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou.

A comunicação interpessoal é de suma importância para o futuro tanto pessoal como profissional das pessoas.
Mas, afinal, que estilo de comunicação as empresas valorizam? Saber se comunicar faz diferença. É através da comunicação que alcançamos sinergia dentro do ambiente organizacional, visto que ela nos permite unir os esforços e promover a integração entre as pessoas e departamentos. São três os modelos predominantes de comunicação: passivaagressiva e assertiva.

Passiva: é aquela que o sujeito não expressa suas necessidades, nem os seus desejos, não dá opiniões, nem tão pouco defende os seus direitos. É o comportamento passivo em que a pessoa falha na expressão de suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões. Se ela é a primeira a violar seus próprios direitos, acaba por dar ao outro a permissão de também fazê-lo.

Agressiva: implica na defesa dos seus direitos pessoais de uma forma hostil, exigente, ameaçadora ou punitiva para com o interlocutor. Expressa sentimentos, pensamentos e opiniões não levando em conta os direitos das outras pessoas. Faz tentativas constantes de dominar os outros e impor a sua posição;

Assertiva: expressa os próprios sentimentos, necessidades e direitos ao mesmo tempo em que respeita os direitos das outras pessoas. Assertividade é a capacidade de auto-afirmar os seus próprios direitos, sem deixar-se manipular e sem manipular os demais. É comunicar direta e honestamente o que se quer, considerando também os direitos e intenções das outras pessoas. É um comportamento que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros. É uma atitude de respeito a si e aos outros. A pessoa assertiva se preocupa com os fatos, já o não assertivo foca o agente dos fatos.

O conhecimento das diversas formas de se comunicar nos permite refletir sobre a melhor maneira de relacionar-se com as pessoas e de emitir mensagens. O ideal é que as mensagens sejam comunicadas de forma assertiva – com uma intenção clara e objetiva, com coerência entre sentimentos, pensamentos e atitudes.
Assertividade vem de “Assero” que significa afirmar. Afirmar não é acertar. Portanto, não se trata de acertar, mas de saber se firmar e afirmar. A assertividade é a arte de defender o próprio espaço vital, físico, mental ou emocional, sem recuar e sem agredir.

Afirmações Assertivas:

 •   Comece com a palavra “eu”.
 •   Expresse o seu sentimento, pensamento ou necessidade.
 •   Fale sobre o comportamento de quem causou o conflito.
 •   Expresse a consequência ou mudança que você deseja e o porquê.

Evite Expresões Como:

 •   Eu acho que
 •   Não tenho certeza
 •   Veja bem, acho que
 •   Gostaria de dizer (Diga)
 •   Queria te perguntar (Pergunte)
 •   Pode ser (É)
 •   Não sei, qualquer um
 •   Vou estar apresentando (Apresente)
 •   Eu queria mostrar (Mostre)
 •   Não poderia deixar de estar aqui presente (É um prazer estar aqui)

Artigo escrito (com alguma adaptação) por Soeli de Oliveira, disponível em Banas Qualidade

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