Parte J - Ação Corretiva (comentando)

18/03/2012 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos A parte J da RDC 59/2000 trata do estabelecimento de procedimento específico para tratamento de ações corretivas. Primeiramente, temos que ter em mente que ações corretivas são as ações tomadas a partir da identificação de um problema ou efeito negativo já concretizado. A partir disso, todas as ações tomadas, mesmo que o problema já tenha sido mitigado são corretivas.

Interessante é que a empresa já preveja o procedimento para ações preventivas, mesmo que a RDC 59/2000 não preveja essa necessidade.  Assim, você estará demonstrando comprometimento com a melhoria continua do sistema de gestão da qualidade, além de já estar preparado para mudanças que a Vigilância já sinalizou que efetuará na RDC.

Questões do checklist em relação a parte J – Ação Corretiva:

J.1. Existe procedimento para investigar as causas de não-conformidades do sistema de qualidade?

Aqui você deve apresentar o procedimento de ação corretiva documentado, com previsão de como serão identificadas, tratadas, investigadas e documentadas. Lembre-se que existem diversos métodos de investigação de causa-raiz de não conformidades. Veja alguns CLICANDO AQUI.

J.2. As ações corretivas resultantes das investigações de não-conformidades são documentadas e implementadas?

Aqui, deve-se apresentar o formulário de registro de ações corretivas e como evidência, apresente alguma ação corretiva que tenha sido aberta.

J.3. A responsabilidade e a autoridade para decidir sobre avaliação, implementação e monitoração das ações corretivas aprovadas estão claramente definidas?

Apresente a descrição de cargos e funções que apresenta as responsabilidades sobre as atividades relacionadas a ação corretiva, além da própria descrição do procedimento.

Forte abraço a todos, mandem dicas e sucesso!!!

Conheça a loja com o kit para RDC 59/2000 e com outros produtos para a Gestão da Qualidade. Acesse: www.lojadaqualidade.com.br
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.