Modelo de Manual da Qualidade RDC 59/2000 - Partes H, I e J

05/08/2011 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Inicialmente, peço desculpas a todos pela demora nos posts. Porém, continuando o projeto de montar conjuntamente com vocês um manual da qualidade da RDC 59/2000 aqui no blog, hoje estou publicando a parte H (inspeção e testes), I (Componentes e Produtos Não-Conformes) e J (Ação Corretiva).

As partes A, B e C já estão disponíveis AQUI, as partes D e E AQUI e as partes F e G.

PARTE H – INSPEÇÃO E TESTES

Na XPTO Ltda. o POP-00X- Inspeção de entrada estabelece a forma como será feita a inspeção no recebimento de materiais. O procedimento é complementado pelo POP-00X-Plano de amostragem que estabelece quantidades que devem ser inspecionadas para cada quantidade recebida, bem como ações necessárias para caso de recusa.  Na XPTO Ltda. também há o POP-00X-Inspeção de saída de produtos que estabelece os critérios de inspeção de produtos acabados. Os resultados das inspeções de entradas e saídas na XPTO Ltda. são documentados em formulários específicos.

FOR-00X-Programa de Manutenção Preventiva da XPTO Ltda. também estabelece a freqüência de calibração de seus equipamentos, quando necessários. Quando os equipamentos forem calibrados, serão solicitados os serviços de laboratórios credenciados à RBC – Rede Brasileira de Calibração e cópias dos padrões utilizados deverá ser mantida junto com o certificado emitido pelo fornecedor. Os equipamentos que necessitam de calibração devem ser mantidos em local fixo, para evitar que desregulem.

PARTE I- COMPONENTES E PRODUTOS NÃO-CONFORMES

Para assegurar que componentes, materiais de fabricação, produtos acabados e produtos devolvidos que não estejam em conformidade com os requisitos exigidos não sejam usados ou instalados inadvertidamente a XPTO Ltda. estabeleceu o POP-00X- Remoção e Devolução de Produtos Não Conformes.

PARTE J – AÇÃO CORRETIVA​

Na XPTO Ltda. o POP-00X-Controle de Não Conformidades, Ações Corretivas e Preventivas, estabelece e mantém procedimento para tratamento de não conformidades, abertura e tratamento de ações corretiva. O procedimento trata ainda do controle de não conformidades e de ações preventivas.

Abraços,

Rodrigo Sousa
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.