Análise e modelo de um Procedimento de Compras

31/05/2011 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Tem um ditado comum que diz: “quem não compra bem, não vende bem”. Em cursos sobre compras sempre ouvimos: “o comprador deve comprar bem se quiser vender melhor”.

Sendo ou não um clichê, todos sabemos que o departamento/processo de Compras adquire cada vez mais importância nas empresas, principalmente com a integração cada vez maior com os fornecedores, com a redução dos estoques (que ficam no fornecedores) e com as empresa trabalhando cada vez mais com o esquema baseado no make-to-order (fabricação conforme o pedido).

Comprar contempla um conjunto de atividades que devem estar bem relacionadas para que a empresa consiga tirar ganhos efetivos, principalmente se for compras relacionadas ao negócio da organização. Envolve: seleção e desenvolvimento constante de fornecedores, cotações, aprovações, recebimento de mercadorias e conferências de material. Nesse caso, envolve ainda a tomada de ação em casos de anomalias (por exemplo no recebimento) e o estabelecimento de critérios claros de amostragem que serão utilizados pela organização para aceitar ou recusar uma mercadoria/produto que tenha sido entregue não-conforme.

Disponibilizo um modelo simples de procedimento de compras. Aperfeiçoei para o uso de sua empresa e implemente efetivamente um processo de compras que você e sua empresa só terão ganhos. Como disse alguém lá em cima: compre bem, para vender melhor!

Abaixo baixe o Modelo simplificado de procedimento de compras

Se quiser rever o post em que se disponibiliza um modelo de formulário de compras, CLIQUE AQUI e baixe.

Abraço!
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.