Questão B.2.2 do checklist da RDC 59/2000 (Auditor interno)

23/05/2011 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Bom, vamos a uma discussão que sempre surge nos cursos. Refere-se a questão B.2.2 do checklist da RDC 59/2000. Na questão, temos: Há registros de treinamento dos auditores internos do sistema da qualidade?

Algumas questões que surgem são:

O auditor precisa ser capacitado por empresa/pessoa externa?
Qual a competência que o instrutor deve apresentar?
Quem pode ser auditor interno na empresa?

Responder essas questões quando se trata de normas certificáveis por certificadora é mais fácil. Isso porque a 19011:2002 (BAIXE AQUI)  já traz alguns requisitos para o auditor (baseado em experiência, habilidades, formação e treinamentos). Nas normas como a ISO 9001 ou 14001 ou 17025, para ministrar o treinamento de auditor interno o instrutor deve ter nível superior e ser auditor líder na norma de referência.
Quando se trata da RDC 59/2000, podemos estender o conceito. Porém, não existe um curso de auditor líder na RDC 59/2000. Por isso, é sugerimos que: O auditores podem ser capacitados tanto por pessoa/empresa interna quanto externa (indiferente).

Desde que:

Os instrutores sejam auditores líderes numa norma, de preferência na ISO 9001:2008, que possui requisitos parecidos com os da RDC 59/2000. Lembrando que convém que só pessoas com nível superior sejam auditores líderes.

Os instrutores tenham passado por cursos de interpretação da RDC 59/2000 ou seja auditor interno.

Os instrutores tenham competência declarada com a participação de projetos de consultorias ou implementação da RDC 59/2000.

Pessoalmente, sugiro que o curso seja feito externamente para conseguir maior eficácia. mas, é só uma sugestão.

Tenho recebido inúmeros relatos e solicitações de declarações de competência minha e de outros instrutores dos cursos ministrados. Por isso, muito cuidado com quem você faz seus cursos.

Averigue se, caso você precise, a empresa lhe disponibilizará ou até mesmo peça anteriormente:

Certificado de conclusão de cursos dos instrutores.
Cópia de certificado ou diploma de curso superior dos instrutores.
Declaração de competência dos instrutores ou cópia da carteira de trabalho.
Certificados de cursos relacionados.
Se possível, referência de outros alunos que já fizeram o curso para você entrar em contato.
Com relação a quem pode ser auditor interno, respondo claramente. Qualquer pessoa da organização pode exercer a função, porém, recomendamos que tenham o ensino médio para poderem compreender bem o curso, as avaliações e as situações de não conformidades encontradas na empresa.

Bom, as dicas são essas. Abraços!!!

Rodrigo Sousa (Promovendo a Gestão da Qualidade)

Mande sua dúvida para nós que responderemos. Use o e-mail rodrigo@qualidadenapratica.com.br.




 
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.