Questões B.1.1 e B.1.2 da RDC 59/2000

16/05/2011 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Por mais que pareçam simples, as questões B.1.1 e B.1.2 do checklist da RDC 59/2000 ainda gera dúvidas, principalmente com relação a comprovação diante da autoridade sanitária de seu cumprimento, conforme no trecho do e-mail enviado por uma colega:

“Olá Rodrigo! Tenho sempre acompanhado o blog, está de parabéns. Passei por auditoria e recebi NC em no item B.1.2 do checklist. Disseram que não está divulgado e compreendido pelos funcionários. Como posso fazer pra cumprir? sugestõoooes.”

Então, vamos discutir juntos. Antes, cabe sabermos o que diz as duas questões já citadas no título do artigo.

B.1.1. Existe um política de Qualidade na empresa?

B.1.2. Os objetivos dessa política foram informados aos empregados? Estão compreendidos?

A questão B.1.1 é relativamente simples de confirmar. Basta que a empresa tenha definido sua política da qualidade, colocá-la no papel, que pode ser o Manual da Qualidade ou um documento específico para a política da Qualidade que seja referenciados pelo manual.

Na questão B.1.2, um ponto importante que a autoridade sanitária quer verificar é se a organização desmembrou a política em objetivos da qualidade. Esses objetivos, são, grosso modo, ações macro que a empresa tomará para tornar a política da qualidade exeqüível (possível) na organização. Para comprovar se a política da qualidade foi informada, fica a sugestão que as empresas padronizem um treinamento de integração para ser aplicado a todos os funcionários. Nessa apresentação a política pode (e deve) ser informada ao funcionário. Deve ser explicada a política nas palavras que o funcionário entenda e se preciso for use ilustrações, como fluxogramas e imagens que remetam ao sentido da política e dos objetivos.

Para a integração de cada funcionário (ou grupo) é indispensável a assinatura de uma lista de presença (Abaixo baixe modelo em word). Além da lista de presença da integração, é importante que a empresa apresente lista de presença da reciclagem dos funcionários no entendimento da política (como sugestão, 01 vez por ano) e sempre que mudanças acontecerem. Além disso, deve-se propagar no ambiente da empresa cartazes, banners e outros que divulgem.

São sugestões práticas e baratas:

Divulgar atrás do crachá do funcionário.
Divulgar nos vestiários.
Divulgar no refeitório e murais sociais.
Entregar manual da empresa na integração.
Colocar no plano de fundo dos computadores utilizados pelos funcionários.
E, o mais importante, investir em treinamento do pessoal para que a política e os objetivos da empresa se tornem real. Nesse caso, todos sairão ganhando: empresa, funcionários, consumidores e a sociedade como um todo.
Lembre-se: a gestão da qualidade deve ser um esforço constante que todos devem estar dispostos a fazer dentro da empresa para que se alcance as metas, objetivos e, de forma maior, a política da qualidade da empresa.

Abraços!
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