Formulário de Não Conformidade - Modelo

28/03/2017 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Nesta postagem você vai conseguir visualizar um Formulário de Não Conformidade - Modelo. A abertura e tratamento de não conformidades é requisito obrigatório em praticamente todas as normas que tratam de sistemas de gestão como as ISO, RDC da ANVISA e outras. Por isso, é tão importante entender em que situações elas podem ser abertas e termos elas bem documentadas. Para ajudar você neste desafio de abrir e tratar não conformidades, vamos responder abaixo algumas perguntas frequentes sobre o assunto.

Quais tipos de não conformidades existes?

Dois tipos: não conformidade real e não conformidade potencial. As não conformidades reais são tratadas com ações corretivas e as não conformidades potenciais cm ações preventivas. A ISO 9001:2015 excluiu o conceito de ação preventiva porque a mesma faz parte da lógica da mentalidade de riscos, ou seja, prevenir antes que ocorra, o que não deixa de ser uma ação preventiva.

Quais processos podem originar não conformidades?

Todos os processos podem originar não conformidades, sejam reais ou potenciais. Fontes típicas de não conformidades são: operações de trabalho, relatórios de auditoria de qualidade, registros de qualidade, registros de assistência técnica, reclamações e produtos devolvidos.

Quais ações a serem tomadas após identificada uma não conformidade?

Devem ser tomadas as seguintes ações:

 •   Ação imediata, incluindo segregação de produto se for aplicável
 •   Investigação da causa raiz do problema
 •   Tomada de ação corretiva ou preventiva, conforme o caso
 •   Verificação da eficácia
 •   Disseminação para os envolvidos
 •   Disseminação para a alta direção (pode ser na análise crítica / revisão gerencial)

Você pode baixar um modelo simplificado de registro. Lembre-se de adequar a sua realidade.

Um forte abraço a todos. Se precisar falar comigo, mande um e-mail para rodrigo@qualidadenapratica.com.br que terei enorme prazer em responder 🙂
 
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.