Modelo de Formulário de Não Conformidade

18/01/2016 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Atendendo a um pedido de uma leitora do blog (@polianamartins) disponibilizo nesta postagem um Modelo de Formulário de Não Conformidade que uso para meus registros de não conformidade (real ou potencial) e para monitoramento das ações decorrentes. Espero que seja útil para mais pessoas e desejo que vocês tenham uma semana maravilhosa!

Uma Não Conformidade é o não atendimento a um requisito especificado. Ocorre quando qualquer requisito que deveria ser cumprido não é ou não é corretamente. Não conformidade pode ser tanto real quanto potencial. Não conformidades reais são aquelas que já aconteceram, já se materializaram, ou seja, já causou algum dano ou prejuízo. Já a não conformidade potencial é aquela que pode se materializar a qualquer momento, pela qual ainda é possível tomar alguma ação dentro de um contexto preventivo ou de mentalidade de riscos para evitar sua ocorrência.

Após identificada uma não conformidade, a primeira coisa a fazer é tentar isolar o problema. Para isto, se toma as chamadas ações imediatas ou ações de contenção. Como o próprio nome já diz, estas ações são contenciosas e tem por objetivo evitar que o problema se alastre.

Após a tomada de ação imediata, deve-se proceder uma investigação detalhada sobre o problema para se chegar a causa raiz do mesmo. Assim, será possível definir e tomar as ações corretas. Se as ações não forem eficazes, novas devem ser tomadas. Se forem, deve-se fechar a não conformidade, dando ciência aos envolvidos.

Esta foi uma explicação bem rápida. Espero que tenha ficado claro. Baixe aqui o modelo: Exemplo de Relatório de não conformidade

O que mais você gostaria de encontrar em nosso blog? Mande-nos uma mensagem!
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.