Você está preparado? Área da Qualidade e Regulatórios

17/11/2015 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Recebo inúmero e-mails de pessoas querendo trabalhar na área da Qualidade e de Regulatórios. Mas, você está preparado? Conhece a área da Qualidade e Regulatórios? Ou quer entrar porque ouvi falar sobre o assunto?

Pergunto isto porque quem está na área e a encara profissionalmente sabe das inúmeras dificuldades que é trabalhar nesta área. De modo algum quero desanimar VOCÊ  que sonha com a área a continuar tentando entrar ou se manter, mas quero dar algumas dicas importantes.

Eu trabalho faz muito tempo nestas áreas, focado na indústria de produtos para saúde (correlatos). Vi e vivi muita coisa, por isso daria as seguintes dicas.

Primeiramente, saiba que a área da Qualidade já está bem mais estabelecida nas empresas, mas a área de Regulatórios ainda é nova. É crescente também as empresas que agregam as duas áreas sob a gestão de um só gerente, visto que as áreas são complementares.

Trabalhar nestas áreas exige um profissional com perfil diferenciado. Com grande capacidade analítica e de interpretação para leitura de normas, procedimentos, regulamentos… O profissional deve ter um bom nível de inglês principalmente para leitura e, em muitos casos, o profissional deve ser auto-motivado, pois em algumas empresas (pequenas, principalmente) você será a única pessoa destas duas áreas tão críticas. São muitos os relatos de pessoas que se apresentam nos meus treinamentos dizendo: “sou o Responsável Técnico, Gestor da Qualidade e Representante da Gerência…”. São muitos papéis e tudo isto tem que ir pra prática.

O profissional destas áreas tem que amar o que fazem. Não digo isso pela extensa carga de trabalho, pois acho que isso é comum hoje em dia em todas as áreas. Estas áreas são áreas geralmente tratadas como táticas, ou seja, de nível intermediário. Se não são de alto níveis na maioria das empresas presume-se que são são áreas que tem salários médios. Isso por ser bom ou ruim, dependendo de suas ambições (depende da ótica, o copo pode estar meio cheio ou meio vazio).

Uma pós-graduação é importante sim, mas não fundamental e deve ser feita na hora certa. Vejo muita gente fazendo pós-graduação em assuntos regulatórios sem sequer ter tido uma experiência relevante na área. Trabalhar na área, tentar, acertar e errar é fundamental para, primeiro, verificar se gosta da área e segundo ter o que discutir em sala de aula. Na pós, os alunos deveriam  participar, dar opiniões e não somente dizem amém ao que ouvem em sala de aula.

Treinamentos rápidos na área são fundamentais. Servem para adquirir conhecimentos, buscar opiniões e principalmente desenvolver networking. Não existe profissional que já está completo e não precisa de treinamentos. O mercado exige de nós mais e mais qualificação e somos os responsáveis por nossa própria empregabilidade.

Por fim, não adianta ter todos os treinamentos e cursos se você não amar o que faz. Ame… porque será muito mais prazeroso acordar todos os dias. Eu amo o que eu faço. E você?

Bom, era isso que queria deixar de mensagem. 

Forte abraço, Rodrigo Sousa (Consultor, Instrutor e Auditor)
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.