Discutindo Consultoria

25/09/2015 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos A atividade de consultoria é um serviço dentro do rol grande de serviços que podem ser oferecidos para empresas. É entendida como um serviço especializado, pontual ou sistêmico, oferecidos por pessoa física ou jurídica (empresa de consultoria) para outras partes tais como pessoas físicas, empresas, organizações sem fins lucrativos etc.

A consultoria é prestada por um consultor que é uma pessoa que está em posição de exercer alguma influência sobre um indivíduo ou organização, mas que não tem o poder direto de implementar as mudanças, diferentemente do gerente ou diretor da empresa. O consultor pode ser interno ou externo à organização contratante da consultoria (o cliente), apesar do foco deste trabalho ser o consultor externo. Consultoria externa é realizada por um agente externo a organização com conhecimento mas sem o poder direto de mudança de um processo ou situação.

Quando a empresa usa os serviços de consultoria, deve-se deixar claro que é um processo que apresenta vantagens e desvantagens. A principal vantagem tende a ser a agilização do processo. A principal desvantagem é se ter um menor processo de aprendizado na situação de trabalho, perdendo-se a oportunidade de melhor consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo dos trabalhos.

A atividade de consultoria empresarial não possui nenhum tipo de regulamentação no Brasil e é comum encontrar experiências frustradas de clientes em relação aos serviços de consultoria por motivos diversos, tais como postura inadequada do consultor, resultados não entregues, desconhecimento técnico, dentre outros. Ressalta-se que a profissão de consultor não tem dados objetivos sobre o sucesso e fracassos das iniciativas, mas ressalta que eles existem, inclusive pela falta de controle e regulamentação.

Hoje existe apenas esforços de grupos de profissionais de áreas diferentes para normatizar suas áreas de atuação ou mesmo o gerenciamento dos projetos de consultoria. Por exemplo o PMI (Project Management Institute), um instituto sem fins lucrativos criados para normatizar práticas de gerenciamento de projetos e associar profissionais, além de oferecer certificação para os profissionais que seguem sua metodologia.

A mencionada falta de regulamentação pode ser tida como um fator positivo, mas também negativo. É positivo na medida que o consultor tem liberdade para empregar todo seu conhecimento e criatividade junto ao seu cliente, além de permitir que um número grande de pessoas entre para o mercado de trabalho de forma rápida, já que não existe qualquer barreira a novos entrantes tais como a necessidade de altos investimentos, leis, regulamentações, conselhos de classe, sindicatos etc. Porém, é negativa na medida que muitos consultores despreparados acabam se aventurando na área sem a devida competência, seja técnica, seja comportamental e muitas vezes não atendem as necessidades de seus clientes. Este é um motivo, o principal, talvez, para que os consultores tenham fama muitas vezes ruim no mercado e encontrem resistência de muitos clientes.

As organizações que contratam os consultores também são muito prejudicadas quando uma consultoria não é eficaz. Seja pelo investimento financeiro feito, seja pelo tempo despendido, seja pela expectativa criada e não atendida.

Apesar dos problemas existirem, é unânime entre todos os autores que quando a consultoria é bem realizada, com responsabilidades e escopo bem definidos os resultados para o cliente são bem satisfatórios. A empresa tem a oportunidade de usufruir de conhecimento e de tecnologia que não disporia no curto prazo e geralmente a um custo mais baixo do que se fosse contratar um novo funcionário com tal conhecimento especializado.

Por isso, é tão importante que o consultor seja competente e acima de tudo ético. Qualifique-se para exercer esta atividade tão nobre e não seja um aventureiro na área. Se precisar de ajuda, conte conosco!

Fonte: texto parcialmente extraído do projeto de mestrado do administrador do Blog, Rodrigo Sousa.
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.