Melhoria Continua na Prática

03/02/2015 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Com certeza, se você é da área da qualidade, você já ouviu falar de melhoria continua no muitos treinamentos que fazemos sempre nos diversos assuntos que estudamos. No entanto, muitos de nós temos dificuldades (e eu também, as vezes!!) de tornar isso efetivo em nosso dia a dia, ou seja, temos dificuldade de colocar a melhoria continua na prática.

Isto acontece porque somos sempre tentados a nos acomodar a deixar como estar (como dizem: “em time que se está ganhando não se mexe” ou “se melhorar estraga”). Melhoria continua é exatamente o oposto disso. É uma busca incessante pela excelência, por novas práticas, pela inovação em nossos processos. Ou seja, é nunca se acomodar e estar em movimento. Mas você pode dizer: mas é possível viver em constante movimento? É possível gerir a empresa neste clima de mudança e alteração constante? Aí que surge um dos papéis da Qualidade: implementar estas mudanças e melhorias fazendo com que elas sejam menos traumáticas possíveis para a organização e sem tirá-la de sua rotina. Esse é o diferencial do profissional da Qualidade. As empresas não precisam de burocratas que escrevam e implementam procedimentos sem pensá-los. As empresas precisam de pessoas que pensem seus problemas e busquem soluções.

Se a Qualidade não agregar valor às organizações (sempre bato nesta tecla) será muito difícil mudar a imagem da área e dos profissionais da áreas. A imagem de elaboradores de documentos já está ultrapassada e requer dos profissionais outra postura. A primeira delas é: gosto de trabalhar na área? Me sinto preparado para trabalhar na área? O que tenho feito para melhorar minha qualificação? O que tenho pensado para agregar para a empresa onde trabalho? 

Observo muito na prática profissionais da “área da qualidade” que não possuem o perfil adequado (sei que não devo julgar ninguém, mas é nítido). Vejo muita gente tentando atuar sem conhecer os conceitos básicos (e sem interesse) ou mesmo sem o perfil de organização e dedicação que a área exige (bom, este é assunto para outra postagem). Continue lendo abaixo sobre a melhoria continua.

Mas o que fazer quando parece que não há mais o melhorar?

Muitas vezes, podemos ter esta falsa impressão de que tudo que podia ser feito já foi feito e não há o que melhorar. Engano! Sempre podemos melhorar, sempre podemos repensar os processos. Abaixo, elenco algumas práticas que podem ajudar a promover a melhoria continua, ou seja, nos forçar a “ir para frente”:

Treinamentos: nada mais se identifica com melhoria continua do que treinamentos. Os treinamentos internos e principalmente os externos levam-nos a refletir sobre novas práticas, proporcionam o intercâmbio de conhecimentos e nos fazem mudar as atividades dentro de nossas empresas. Várias vezes ouço durante meus treinamentos de profissionais nos meus treinamentos: “vou mudar isso ou aquilo” ou “vou fazer desse jeito que você mostrou que é legal é diferente”. Por isso é tão importante fazer treinamentos. Promova-os! Mas coloque-os de forma positiva para os colaboradores. Mostre que é algo pra agregar as carreiras e a empresa. Quando o pessoal voltar dos treinamentos, incentive-os a falar sobre o aprendizado, a compartilhar e a dizer o que poderá ser feito diferente a partir do que foi aprendido. Se preciso (e possível) organize uma apresentação. Você verá que uma abordagem diferente fará toda diferença na forma como seus treinamentos são ministrados. Se precisar de treinamentos abertos ou in company, consulte-nos 🙂

Auditoria: em primeiro lugar não deixe de realizar as auditorias. Não faça uma cópia do relatório do ano anterior e não deixe de seguir o processo da auditoria. Muitas empresas já não fazem auditoria (no sentido exato da palavra). Simplesmente percorrem a empresa fazendo anotação. Em muitas empresas a auditoria perdeu o sentido pois não leva a melhoria. Tornou-se algo meramente burocrático. Temos o desafio de recuperar (em muitos casos, estabelecer) a boa imagem da auditoria. Para isto é necessário que os auditores sejam bem treinados, que a empresa esteja disposta a receber os auditores e as propostas de melhorias e que a auditoria siga um “ritual”, desde a reunião de abertura até o encerramento. Muitas empresas optam por realizar SOMENTE auditorias externas. Eu acredito muito na importância da auditoria INTERNA e em seus benefícios pelo fato dos auditores conhecerem bem a empresa. Mas sempre é possível intercalar auditoria interna com a externa.

Reuniões: tanto a de análise crítica pela direção quanto todas as que você fizer. Peça opiniões, deixe as pessoas opinarem e dê feedback para quem as emitiu. As recomendações são as mesmas. Nada de copiar e colar a reunião do ano anterior. E siga um processo (ritual). Convide os envolvidos, planeje, envie a pauta com antecedência, prepare o ambiente, conduza a reunião de forma organizada, faça uma ata e divulgue os resultados para os envolvidos. Se organize para cobrar dos responsáveis a execução das ações definidas e sempre na reunião seguinte recupere as definições da última reunião. Isso fará toda diferença!

Bom, poderia elencar muitos outros pontos que levam a melhoria continua… mas acredito que o intuito foi alcançado. Mostrar para você que sempre há algo a ser feito e ser melhorado. Mas, se você quer nos enviar algo sobre o assunto, envie-nos que postaremos na continuidade do texto.

Se tiver um tempinho, conheça a LOJA DA QUALIDADE.
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Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.