Importância da Auditoria

17/11/2013 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Caros leitores, amigos e colegas… Qual a importância da auditoria da qualidade em sua empresa? Pois é! Tenho notado um processo generalizado de banalização do processo de auditoria nas empresas que tenho visitado. Quando eu analiso os relatórios da auditorias anteriores nas empresas, observo que trata-se de mera formalidade em que, muitas vezes, de uma auditoria para outra apenas se copia e cola, sem nenhuma preocupação com a qualidade do processo e sem foco na melhoria continua.

Tenho observado os seguintes problemas nas auditorias:

1. Auditoria com evidências fracas e mal documentadas: isso acontece principalmente quando o auditor não possui experiência ou formação para entender e/ou documentar o que foi observado. Acontece também quando a auditoria é feita as pressas, sem a devida prioridade. A forma de corrigir esse problema é treinar a equipe em auditoria e conscientizar sobre a importância da auditoria para a melhoria continua da organização.

2. Auditoria que não segue o procedimento: os auditores não conhecem o que está documentado no próprio procedimento da auditoria. Por exemplo, no procedimento menciona que é necessário fazer uma reunião de abertura e não há registro da reunião; ou no procedimento cita que é necessário haver uma reunião entre auditores para discutir o relatório antes da apresentação do relatório e não há registro. Enfim… Isso ocorre por falta de treinamento e pelo fato do procedimento não ter sido desenvolvido pela própria empresa. Sugere-se que seja feita uma revisão do procedimento, deixando-o coerente com a realidade da organização e treinar o pessoal.

3. Auditoria incompleta: após a auditoria não se abre as ações corretivas ou equivalentes para as não conformidades detectadas. As não conformidades devem ser tratadas, porque, caso contrário, a auditoria não terá cumprido seu papel de melhoria continua.

4. Auditoria tendenciosa: durante a auditoria, foca-se numa área ou pessoa para expor o processo ou pessoa. Claro que você pode focar em um processo mais crítico, mas muito cuidado com a motivação para isso. Se a motivação é pessoal, vai comprometer a qualidade da auditoria.

Esses são os pontos que lembro por hoje, mas com certeza exitem outros. Vocês tem algum para acrescentar?

Envie para nós que vamos complementando a postagem.
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.