Dicas de como migrar para a RDC 16/2013, sem traumas

26/05/2013 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Muitas pessoas estão meio “perdidas” sobre como fazer para migrar para a RDC 16/2013 a partir da RDC 59/2000. Acredito que a maior parte do desespero seja pela simples mudança. Mudar exige de nós deixarmos uma posição de conforto com a qual estávamos acostumados e quase nunca encaramos isso com facilidade. Isso, em todos os aspectos de nossa vida.

Pensando nisso, escrevi alguns aspectos que considero importantes para que a transição da RDC 59/2000 para a RDC 16/2013 seja menos traumática possível e sua empresa ainda saia no “lucro”.

1º: a primeira dica é para você conhecer o que mudou. Estude a legislação e se necessário faça um curso de atualização. Envolva o maior número de pessoas possível nesse estudo e nesse curso. Quanto mais pessoas te apoiando no processo de transição, melhor. Além disso, você pode aproveitar a mudança e revisar todo seu sistema da qualidade. Quem sabe não é o argumento perfeito que você precisava para conseguir da direção a aprovação para o treinamento que você sempre quis fazer? Ou para discutir melhorias para a empresa como um todo? Depois de estudar, você saberá exatamente o que fazer e terá todos os elementos para por a “mão na massa”.

2º: faça as melhorias por partes. Não adianta você desesperar todos dentro da empresa com as novas necessidades. Sente com os setores envolvidos, monte um plano de ação factível e monitore as atividades. Dê prazos reais e cobre o andamento. Se é você mesmo o responsável pela execução, deixe um período do seu dia reservado para as melhorias, caso contrário você acaba consumido pela rotina e as melhorias necessárias ficam para trás.

3º: após as melhorias, faça uma auditoria da qualidade. Pode ser interna ou externa, mas faça. A auditoria será seu balizador para saber se cumpriu as exigências ou não. Após a auditoria, faça as correções e esteja em dia com as exigências.

A Moderna Cursos oferece treinamentos para a RDC 16/2013 em Belém, Campinas, São Paulo e outras cidades. Além dos cursos in company que são um sucesso garantido! Contate-os pelo e-mail cursos@modernacursos.com.br ou rodrigo@qualidadenapratica.com.br que lhe atenderemos com toda satisfação.

Caso tenha interesse, adquira sua apostila sobre a RDC 16/2013 – CLIQUE AQUI.

Forte abraço e sucesso!

Rodrigo Sousa
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.