Modelo de Pedido de Compra: Formulário e Considerações

14/06/2012 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos A RDC 59/2000, assim como outras normas, exige que a empresa estabeleça um processo de compras e aquisição interna. Entre outras coisas, este procedimento estabelece o uso de um formulário de compras. O formulário de compras pode perfeitamente estar dentro do sistema de gestão que a empresa usa. Neste caso, também deve ser referenciado como um documento do sistema de gestão da qualidade da empresa. Logo abaixo está o Modelo de Pedido de Compra.

Mas, muitas empresas não tem um sistema integrado de gestão da empresa ou muitas vezes o sistema não contempla o processo de compras. Neste caso, pode-se utilizar um formulário no Word ou no Excel (melhor no Excel porque dá pra colocar alguns cálculos automáticos).
Na parte E.b da RDC 59/2000 a norma deixa claro que os formulários de compras das empresa devem estabelecer com o seu fornecedor um acordo em que o fornecedor se comprometa a informar o cliente caso algum item do pedido se altere. Na prática, sua empresa deve avisar ao fornecedor que para aceitar que o pedido sofra alterações deverá ser cientificada antes. Nada mais óbvio. Claro que nós sabemos que existem exceções, mas no geral não há.

Essa questão pode ser atendida através de cláusula de contratos, por exemplo, mas o que sugiro é que seja posto no pedido de compras, como uma observação ou item do termo de fornecimento.

Estou disponibilizando um modelo bem simples de formulário que já contempla essa observação. Se você utiliza um sistema para gestão de sua empresa, também pode solicitar para a TI ou para a empresa que te fornece o sistema que a observação saia em todos os pedidos. Em último caso, não sendo possível colocar a observação, coloque no e-mail que envia o pedido e imprima o e-mail (mas não é a melhor opção).ma não contempla uma exigência da RDC 59/2000.

Abaixo baixe um modelo simples de Pedido de Compra e veja o exemplo

Forte abraço a todos e sucesso!

Conheça a loja com o kit para RDC 59/2000 e com outros produtos para a Gestão da Qualidade. Acesse: www.lojadaqualidade.com.br
Download Relacionado: pedido-de-compra
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.