Modelo de Procedimento de Avaliação de Fornecedor

14/09/2011 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Recebi o e-mail abaixo de um leitra do blog:

“Olá, Rodrigo!
Você teria um modelo para Avaliação e qualificação de fornecedores não consegui achar no seu site. Você poderia me fornecer?
Att,
Mariana”

Como a necessidade de um pode ser a necessidade muitos outros, resolvi postar algumas considerações sobre esse procedimento e também um modelo simplificado.

É importante que o procedimento reflita a realidade da organização.
Não adianta um procedimento altamente complexo que não seja operacional.
É importante que sejam adotados os critérios para avaliação inicial do fornecedor, ou seja, como ele poderá se tornar um fornecedor de sua organização. Por exemplo: você pode determinar que só fornecerão empresas que  tenham um certo certificado ou você pode estabelecer um formulário de auto-avaliação com pontuação para que o fornecedor se avalie. Esta forma, aliás, é a mais comum. Porém, tem o inconveniente de não refletir, necessariamente, a realidade da organização. Numa auto-avaliação, todos tendem a disfarçar a realidade (acredito que seja algo natural). Outra forma é realizar auditoria de segunda parte (em que uma empresa tem interesse em outra empresa)… Essa avaliação inicial vai gerar um lista de fornecedores autorizados a fornecer para a empresa (chamada de lista de fornecedores homologados ou qualificados).
Além dessa avaliação inicial, deve-se prever a periodicidade que o fornecedor será avaliado e uma avaliação continua do fornecedor a cada serviço/produto fornecido. Essa questão é importante para forçar o fornecedor a manter um nível de serviço adequado. E quando o fornecedor não atender alguma exigência como prazo, embalagem ou rastreabilidade, por exemplo? Seu procedimento deve prever a solicitação de um plano de ação para o fornecedor para evitar a recorrência.

Segue aqui um modelo simplificado. Adeque antes de usar. Veja que está preparado para ISO 9001:2008 e para RDC 59/2000.

Abaixo baixe o modelo simplificado

Forte abraço!!

Rodrigo Sousa

Conheça a loja com o kit para RDC 59/2000 e com outros produtos para a Gestão da Qualidade. Acesse: www.lojadaqualidade.com.br
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.