Modelo Formulário de Compras

20/05/2011 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Aqui você vai conseguir baixar um Modelo Formulário de Compras. Muitas pessoas têm dúvidas de como elaborar o formulário de compras que atenda aos requisitos das normas. No caso da RDC 59/2000, temo o seguinte requisito (mas que é muito similar a ISO 9001, 17025 e outras):

“(b) Formulários de compras. Cada fabricante deverá estabelecer e manter formulários de compras que descrevam claramente ou que façam referência às especificações, inclusive requisitos de qualidade, para componentes, materiais de fabricação, produtos acabados ou serviços solicitados ou contratados. Os formulários de compras deverão incluir um acordo em que os fornecedores se comprometam a notificar o fabricante de qualquer alteração no produto ou serviço, de modo que o fabricante possa determinar se a alteração afeta a qualidade do produto acabado. Cada fabricante deverá revisar e aprovar os documentos de compras antes de sua liberação. A aprovação dos formulários, incluindo a data e a assinatura do responsável, deverá ser documentada”.

Na primeira parte do texto, é apresentado a necessidade de especificação do que está sendo comprado. É meio óbvio! Se você vai comprar algo de um fornecedor e tem um formulário de compras, deverá haver um campo no formulário que diga claramente o que se deseja comprar. No dia-a-dia da empresa, esse campo deve ser preenchido de forma objetiva e clara. Por exemplo: ao invés de pedir papel deve-se pedir papel sulfite branco, A4 e com tal gramatura, por exemplo. Ou, ao invés de pedir parafuso para máquina de envasar, pedir parafuso de tamanho 2 mm x 0,3mm, de aço e cujo número de lote do último adquirido é tal. Mas, esses detalhes está mais no processo e no controle que vai se estabelecer sobre ele, do que sobre o formulário em si.

Uma outra parte do requisito fala que o fornecedor deve assumir um compromisso de  informar qualquer mudança no pedido. Como obtenho esse compromisso, sempre me perguntam no curso. Bom, primeiro, tenha esse compromisso do seu fornecedor. Na negociação coloque isso como requisito para a compra se efetivar. Com esse compromisso, evidencie. Lembre-se precisa provar por A + B que foi feito. Como? Coloque uma observação no pedido com o seguinte texto (ou algo parecido):

Abaixo baixe um modelo sugerido de Pedido de Compra.

Mas, analise-o e melhore-o antes de usá-lo, ok? Esse é um Modelo de Formulário Compras e não o definitivo.

Aguardo sugestões de temas relacionados à gestão empresarial como um todo e com relação às normas ISO 9001, RDC 59/2000 e 17025  para serem tratados aqui no blog.

Gostou do Modelo Formulário de Compras? Então visite nossos site na seção downloads e baixe outros como esse Modelo Formulário de Compras.

Forte abraço!

Mande sua dúvida para nós que responderemos. Use o e-mail rodrigo@qualidadenapratica.com.br.
Download Relacionado: pedido-de-compra
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.