Relacionamento do PPRA com a gestão da qualidade (treinamentos)

19/05/2011 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Falando sério, geralmente as empresas não dão muito bola para o PPRA. Consideram-no apenas uma obrigação legal, desnecessária só para reduzir seus lucros. Bom, não é assim. O PPRA tem por objetivo definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos  ambientes de trabalho.

Empresas que tem CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) implementada e necessária geralmente fazem um controle bem eficiente dos treinamentos sugeridos no PPRA.

Pra quem nunca leu, no PPRA, geralmente terá um texto parecido com algo abaixo:

“Este Programa de Prevenção de Riscos Ambientais expressa a realidade observada e informada nesta data. No dia em que foi realizada a inspeção na empresa os técnicos foram acompanhados pelo Sr. Fulano de Tal.

O compromisso assumido neste Programa é assinado por:

Diretoria do cliente

Médico do trabalho

O compromisso assumido, envolve todos os treinamentos sugeridos pela empresa que montou o programa. Por isso, leia seu PPRA e questione o fornecedor sobre a real necessidade do treinamento sugerido, analise os EPIs colocados com obrigatórios para cada função e, o principal, controle no seu programa de treinamento interno os treinamentos propostos e aceitos no PPRA.

Na prática, você cria um programa só de treinamento anual e inclui nesse programa os treinamentos propostos pelo PPRA que, em geral, são: direção defensiva (motoristas), empilhadeiras, formação de cipeiros, primeiros socorros, combate a incêndio, segurança e saúde no trabalho e outros. Utilizo a figura abaixo para ilustrar e espero que fique claro. qualquer nova solicitação, mandem comentários.
 
arquivo sem legenda ou nome
Exemplo de programa de treinamento

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Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.