Mapeamento de Processos (modelo)

30/08/2010 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos As empresas, empenhadas em entender a complexidade de seus negócios, cada vez mais buscam conhecimentos e tecnologias para mapear e melhorar seus processos.

A primeira dúvida que surge quando uma empresa empreende essa busca é como levantar os processos. Uma técnica simples e eficiente e muito utilizada é a entrevista com o pessoal. Claro que em equipes muito grandes, apenas algumas pessoas chaves podem ser entrevistadas e outras técnicas como o brainstorming e outras técnicas.

Após a entrevista, a empresa tem que utilizar uma ferramenta de TI para documentar esse processos e (quem sabe) automatizar alguns processos, se necessário.

Como ferramenta para mapear seus processos (de acordo com a metodologia BPMN) sugiro uma ferramenta bem legal (e grátis, o que é melhor). Chama-se tibco e está disponível no site da empresa que o disponibiliza. Link  AQUI.

Falando da entrevista, como algumas pessoas manifestaram interesse e dúvidas no assunto, resolvi disponibilizar um formulário simples utilizado por mim. Espero que seja útil para todos! Dúvidas, críticas ou dicas me mande um comentário… todos são lidos!

Abaixo baixe o formulário. FOR-013-MapeamentoProcessos.

Abraços!
 
Download Relacionado: for-013-mapeamentoprocessos
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.